Imagem 5 dicas de decoração para casamentos no campo

O casamento é um dos momentos mais importantes da vida de um casal. Isso porque ele simboliza a união de duas pessoas que desejam estar juntas até o fim de suas vidas.

Além disso, ele também realiza o sonho de muitas noivas, que sempre desejaram vestir os trajes brancos mais encantadores, em estilos clássicos ou mais modernos, com véus longos ou curtos, luvas e sapatos.

Mas, fugindo um pouco do estilo tradicional de casamento, é cada vez mais comum que os noivos optem por realizar a cerimônia e a comemoração em locais mais descontraídos, trazendo um ar mais suave e alegre para esse momento.

Um desses cenários é o campo, que promove uma sensação mais agradável por ser realizado, muitas vezes, ao ar livre. 

Além disso, mesmo que a cerimônia seja realizada dentro de uma estrutura fechada, normalmente a festa ocorre em ambiente aberto e, por isso, a decoração e a infraestrutura devem ser pensadas para atender de maneira confortável e elegante aos noivos e convidados.

Por isso, esse artigo oferece 5 dicas especiais para a decoração de um casamento no campo, de modo a auxiliar na montagem de uma estrutura mais completa e bonita.  

Itens essenciais para um casamento no campo

Optar por itens que compõem a estrutura de um local é parte essencial da decoração.

Além de permitir a criação de diferentes ambientes, ainda garante que algumas áreas recebam cobertura, por exemplo.

Nesse sentido, escolher um espaço amplo é uma maneira de garantir uma organização mais confortável, tornando possível uma série de decorações.

Os itens estruturais que podem compor o espaço são:

  • Tendas;
  • Pergolados;
  • Aparadores;
  • Mesas e cadeiras;
  • Entre outros.

O Aluguel de tenda para casamento é fundamental para cerimônias ao ar livre. Isso porque elas podem ser estruturas para proteger os convidados do sol e da chuva.

Nesses casos, as tendas podem ser responsáveis por evitar que uma comemoração seja cancelada devido ao mau tempo.

Os pergolados são as estruturas preferidas dos casamentos no campo. Afinal, eles embelezam o local de maneira única, criando pequenas áreas destacadas, que podem ser decoradas com flores e arranjos ou também com o uso de lampada fluorescente 40w, que fornece à estrutura uma iluminação especial.

Os aparadores são mesas de apoio, que podem ser distribuídas em diferentes áreas, comportando ítens de decoração ou utensílios.

E as mesas e cadeiras fazem parte da área de alimentação, onde são servidas as refeições no momento da festa.

Uma dica que envolve toda a mobília utilizada em casamentos no campo é a escolha por um design rústico, que é um estilo que nunca sai de moda, criando um clima descontraído no local.

Para locar esses móveis em uma região e levá-los para o local do casamento, uma boa estratégia pode ser a de contratar uma Empresa de transporte de cargas, que realiza a entrega de todos os móveis escolhidos no prazo solicitado pelos noivos.

Casamento no campo combina com flores

Imagem Casamento no Campo combina com flores

O clima campesino faz com que o casamento promova um ambiente mais natural e, por isso, investir em arranjos florais pode ser uma das melhores opções em termos de decoração.

Entre as diversas espécies de flores existentes, algumas delas são mais atrativas e, por isso, as mais pedidas pelas noivas. As principais são:

  • Tulipas;
  • Rosas;
  • Orquídeas;
  • Lírios;
  • Gérberas;
  • Entre outras.

Os arranjos florais podem ser distribuídos por todo o ambiente, sendo posicionados em suportes aéreos, sobre os aparadores ou em pequenos apoios, que permitem colocar o item em diversos locais.

Além disso, uma decoração com flores também combina com o uso de tapetes requintados, que tornam o local ainda mais elegante.

Iluminação pode ser uma boa alternativa

Algumas decorações para casamento no campo combinam com um bom sistema de iluminação, principalmente se o evento for realizado no período noturno.

Algumas das melhores opções estão entre:

  • Cortina de luzes;
  • Varal de luzes;
  • Lustres;
  • Velas;
  • Letras caixa com lâmpadas.

As cortinas de luzes são cada vez mais utilizadas, principalmente em espaços que chamam mais a atenção, tal como no local onde fica posicionada a mesa do bolo. Isso porque a cortina torna o local mais iluminado e costuma criar um cenário interessante para o momento das fotos.

Já o varal de luzes é posicionado por toda a cobertura, fazendo com que o ambiente fique mais claro, sendo muito importante para casamentos que acontecem a noite.

Os lustres são opções mais requintadas, transmitindo um ar colonial para o espaço. Possuem diferentes formatos, tamanhos e estilos, e podem ser fixados na cobertura com facilidade.

As velas são um toque especial para a decoração, já que elas podem criar um clima mais aconchegante e, por isso, são ótimas opções para diversos locais da festa, como nas mesas ou nos aparadores.

Outro tipo de decoração que tem ganhado destaque é o uso de letras caixa, normalmente com as iniciais ou o nome dos noivos. Essas letras também podem utilizar lâmpadas para tornar sua estrutura iluminada.

Decoração do espaço da festa

Imagem Decoração do Espaço da Festa

Tão importante quanto escolher os elementos decorativos do espaço, é optar por objetos para deixar o ambiente da comemoração mais bonito e funcional.

As flores, luzes e tapetes também podem ser utilizados nesses locais. Mas além das mesas e cadeiras, é preciso pensar no estilo dos utensílios e nas cores de toalhas e guardanapos, por exemplo.

Normalmente, a empresa de buffet para festa contratada fornece um pacote completo, que contempla o uso de rechauds estilizados, talheres e pratos mais elegantes. Ainda é possível optar por modelos diferenciados de sousplat, que dão um toque de requinte para a mesa.  

Essa escolha também pode estar ligada ao tipo de refeição que será servida pelo buffet, tornando a experiência dos convidados mais completa.

A escolha de toalhas e guardanapos deve ser pensada para que orne com a decoração. Uso de bordados ou tecidos diferenciados pode ser uma opção diferenciada, que confere ao local um clima único.

É também no salão que fica disposta a mesa do bolo. É comum expor um modelo cenográfico, que comporta o uso de um topo de bolo escolhido pelos noivos, mostrando bonequinhos descontraídos, românticos, além de outras possibilidades

A mesa do bolo ainda comporta flores, letras caixa, ou outros itens delicados que criam uma aparência mais elegante à decoração do espaço.

Lembrancinhas personalizadas

As lembrancinhas são boas recordações do evento, que são levadas pelos convidados representando uma forma de agradecimento pela presença.

Elas podem remeter à decoração da festa, escolhendo as mesmas cores e estilos utilizados no espaço para serem aplicados na personalização desses pequenos itens.

As lembrancinhas podem ser de vários tipos e comportam itens como:

  • Doces, como os bem-casados;
  • Chinelos;
  • Vasinhos com suculentas;
  • Copos personalizados;
  • Aromatizadores, etc.

Alguns noivos realizam a encomenda de várias unidades de lembrancinhas, que são distribuídas na saída do casamento.

Entretanto, outros casais optam por confeccionar essas recordações, o que faz com que elas sejam ainda mais personalizadas e artesanais, tomando o devido cuidado para que elas combinem com toda a decoração escolhida para o evento.

Depois, na embalagem, é possível colocar um rotulo adesivo que contenha uma pequena ilustração, os nomes dos noivos, a data do evento e uma pequena mensagem de agradecimento.

Algumas lembrancinhas são tão especiais que permanecem guardadas por um longo período, tornando-se um item de decoração na casa dos convidados.

Outras considerações

Apesar da decoração ser uma das partes mais importantes da organização de um evento, alguns outros pontos podem ser mencionados para ajudar na estruturação da festa como um todo.

Algumas delas são:

– Normalmente, como um casamento no campo é realizado em regiões mais afastadas, pode ser uma boa opção para famílias grandes optar pela contratação de serviço de transporte executivo blindado, para um deslocamento seguro de um número elevado de pessoas.

– Contratar um pacote de serviços pode ser uma boa escolha para não precisar se preocupar com detalhes.

Alguns serviços podem ser executados por profissionais que realizam grande parte das demandas do evento, auxiliando os convidados em vários momentos.

Alguns desses profissionais são:

– Buscar boas referências antes de alugar um espaço e contratar alguns serviços pode ser fundamental para ter a segurança de que o casamento será realizado da maneira idealizada pelos noivos. 

Além disso, como esses espaços oferecem uma estrutura bastante completa, eles ainda podem ser alugados para outros tipos de comemorações, como festas de aniversário e as futuras comemorações de bodas.

Uma festa de bodas de ouro, por exemplo, pode ser um momento tão especial quanto um casamento. Afinal, comemorar 50 anos de união é um grande marco na vida do casal, e deve ser homenageado de uma maneira memorável.

Por isso, no processo de organização de um casamento, cada um desses detalhes é responsável por fornecer o conjunto desejado pelos noivos, tornando esse momento único e trazendo sempre boas lembranças à memória.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.