Depois de deixar todas as emoções de lado, é preciso encarar o fato de que o casamento é um grande projeto. Ele envolve muitas pessoas, dinheiro e necessita de bastante organização.

Depois que o noivado passa, você já precisa se preparar para o que está por vir! Muitas noivas se sentem completamente perdidas, e por isso o check list de casamento se torna uma ferramenta essencial.

Com um pouco de planejamento e um check list, as tarefas e todos os detalhes do seu casamento ficarão muito mais simples do que você imagina. Siga as dicas abaixo e fique tranquila, pois o seu grande dia vai ser perfeito!

check list de casamento

1. Guarde contratos e recibos em uma pasta

Antes de qualquer coisa, fique atenta com relação aos recibos e contratos de todos os fornecedores do seu casamento. De preferência, guarde tudo dentro de uma pasta!

Quanto mais organizado você manter esse material, melhor será caso você precise resolver algum eventual problema.

2. Tenha uma agenda da noiva

Além da pasta com os recibos e contratos, tenha também um caderno para anotar todas as informações necessárias, bem como ideias, telefones úteis para o planejamento do casamento, dentre outras coisas.

Muitas noivas hoje optam por utilizar os fichários ou agendas da noiva, que são cada uma mais linda e funcional que a outra! Para as mais moderninhas, alguns sites também disponibilizam esse serviço, com ferramentas ótimas para a organização do grande dia.

check list de casamento

3. Mantenha a calma

Outro item importantíssimo que não deve faltar nesse planejamento é a calma. Uma noiva tranquila e organizada não precisa se preocupar com nada, muito menos se desgastar com estresses desnecessários.

Algumas coisas podem ajudar nesse momento, como cuidar da alimentação e realizar atividades físicas para canalizar a tensão do “projeto casamento”. Os ensaios das danças do casamento são uma ótima opção para isso!

4. Organize seu check list de casamento

Para não ficar perdida em meio a tantos compromissos, decisões importantes e vários detalhes, organize uma lista de tarefas. Ela te ajuda a ter o controle de tudo o que já foi feito e de tudo o que ainda precisa ser pensado.

Muitos modelos de check lists podem ser encontrados na internet, e você pode personalizá-los de acordo com o seu casamento e suas demandas.

 

O que fazer faltando mais de um ano

Assim que você ficar noiva, precisa ter em mente que é necessário tempo e organização para planejar seu casamento. Comece escolhendo a melhor data e definindo qual será o orçamento do casamento.

Também já é interessante procurar a igreja para reservar uma data, caso seja uma cerimônia religiosa. Aliás, defina o quanto antes o estilo do seu casamento para que as outras tarefas fluam sem desistências e contradições.

Comece a buscar inspirações, ideias e já organize mais ou menos uma lista prévia de convidados. Isso irá te ajudar  a ter em mente a quantidade de pessoas para começar a contratar os fornecedores.

check list de casamento

O que fazer com 12 meses de antecedência

Quando estiver faltando exatamente um ano para o grande dia, você já precisa contratar o fotógrafo, serviço de vídeo, pesquisar decoradores e visitar os locais escolhidos para a festa e a cerimônia. Também é importante começar a se preparar para a lua de mel: pesquisa e escolha o destino da viagem e reserve o que for preciso.

Contrate também uma assessoria que irá te acompanhar no planejamento, ou então pense nesses profissionais para te ajudarem somente no grande dia. Aqui no nosso site, ao lado direto do artigo que você está lendo, é possível se cadastrar e receber uma assessoria grátis.

Com relação a saúde e beleza, marque uma consulta com o dermatologista, dentista, nutricionista o que mais você sentir necessidade para você o seu noivo estarem ótimos no dia do casamento. Se quer ficar em forma, é hora de procurar uma academia e começar a treinar!

check list de casamento

 O que fazer nos meses que antecedem o casamento

11 meses

Com uma lista de convidados previamente definida, você já pode pensar no menu do buffet e também procurar DJs e bandas para a festa. Comece também a buscar inspirações para o seu vestido de noiva.

10 meses

Comece a visitar os buffets selecionados e já deixe contratados os decoradores, DJs e bandas. Você também já precisa escolher os seus padrinhos e madrinhas, daminhas e pajens 

9 meses

É o momento para levantar quais documentações serão necessárias para o casamento civil e também para começar a preparar o seu enxoval.

8 meses

Faltando oito meses, escolha o vestido de noiva, organize definitivamente a lista de convidados e também comece a convidar os padrinhos, madrinhas, daminhas e pajens.

check list de casamento

7 Meses

Busque inspirações para maquiagem, unha e cabelo e já procure os profissionais de beleza ou salões para o seu dia da noiva.

 

6 meses

Você já pode encomendar o bolo, criar seu site de casamento e enviar o Save The Date para os seus convidados. Também é uma hora propícia para escolher lembrancinhas e agendar a prova do seu vestido de noiva.

check list de casamento

5 Meses

Prepare sua lista de presentes, escolha seus acessórios para usar com o vestido de noiva e aproveite para definir as roupas das damas e pajens e também os trajes do noivo.

4 meses

Você já pode escolher o seu buquê de noiva e listar as músicas e brincadeiras para a festa do casamento. Não se esqueça também das músicas da cerimônia!

check list de casamento

3 meses

Procure o cartório para realizar o casamento civil, compre os sapatos de n