A música para casamento é quase que a alma da cerimônia, e escolher as canções certas para cada momento do grande dia pode ser bastante difícil para a maioria dos casais. A decisão da playlist pode ser demorada e alguns pontos importantes devem ser considerados para que tudo fique perfeito.

Além dos clássicos, é claro, que arrancam suspiros de todos, como a famosa marcha nupcial, os noivos hoje podem inovar bastante e escolher músicas para casamento mais modernas e despojadas, que transmitam a essência do casal. Mas como acertar na escolha?

musicas para casamento

Pense no local da cerimônia

Para escolher as músicas para casamento, o ideal é pensar primeiro no local em que irá acontecer a cerimônia. Caso ela seja realizada na igreja, é preciso pensar em músicas mais adequadas para a ocasião.

Geralmente, algumas igrejas mais tradicionais exigem algumas regras com relação a isso, e o ideal é escolher músicas para casamento com tema religioso, como músicas sacras, canções gospel ou hinos. As músicas mais clássicas também são bem vindas, basta conversar antecipadamente com o celebrante.

Se a cerimônia for realizada em locais abertos, como no campo ou na praia, você já pode escolher as músicas de forma mais livre. Muitos noivos gostam de músicas populares ou contemporâneas, e elas podem dar um toque bastante original ao casamento.

musicas para casamento

Leve em consideração a história de vocês

Falando em um casamento original, ao escolher as músicas, leve em consideração a personalidade e a história de vocês. Todo casal tem a sua música, que marcou os melhores momentos do relacionamento. Então, porque não usá-la no grande dia?

Mas só preste atenção na letra e na melodia, para que a música para casamento seja adequada para o momento. Se for algo que fuja um pouco da cerimônia, guarde-a para a recepção, ou até mesmo para a primeira dança dos noivos. O mesmo cuidado vale para as músicas internacionais: confira com cuidado suas traduções!

Evite errar na quantidade de músicas

Tradicionalmente, a cerimônia no Brasil gasta entre seis a dez músicas para cada momento importante do casamento. A entrada dos padrinhos, da noiva, das alianças…

Portanto, é preciso conferir com antecedência todo o ritual da cerimônia escolhida, para organizar as músicas de acordo com as situações. Tome cuidado para não escolher músicas demais e tornar a celebração monótona ou muito extensa. Lembre-se de que ainda haverá a recepção e a festa, então não tente gastar toda sua playlist somente na cerimônia!

Faça a seleção das músicas pelo menos três meses antes do casamento, para que os músicos também se preparem e ensaiem para o grande dia.

Escolha uma música para cada momento

Entrada dos padrinhos ou do noivo

Para esse momento, você pode escolher músicas instrumentais ou temas de filmes, por exemplo. Mas cuide para que a música não seja tão chamativa, pois ela antecede a entrada da noiva, e este deve ser o momento mais emocionante da cerimônia!

musicas para casamento

Entrada da noiva

Esse momento especial e emocionante pede uma música mais marcante. Geralmente os casamentos usam a famosa marcha nupcial, antes de clarinada ou campanas. Mas se a noiva quer algo diferente e mais suave, a escolha é livre, mas precisa levar em consideração certo equilíbrio com a música anterior.

Entrada dos pajens, daminhas e floristas

A entrada das daminhas, pajens e das floristas é a hora mais fofa do casamento. Esse momento pede temas mais suaves, clássicos e que sejam mais apropriados para as crianças: temas de filmes infantis ou solos de violino ou flauta, por exemplo.

Momento da benção

Para a benção, usam-se músicas sacras, já que o contexto as pede. Em casamentos católicos, por exemplo, a música “Ave maria” é obrigatória.

Cumprimentos os noivos

Essa já a etapa mais livre do casamento, e pode ser embalada por músicas românticas, que lembrem a jornada do casal de noivos. Evite letras que remetem a sofrimento, dor, etc. Esse é um momento para ser comemorado!

musicas para casamento

Saída dos noivos

A saída dos noivos é a fase animada, que encerra a cerimônia. Portanto, invista em músicas mais alegres, que deixem todos alegres e prontos para a entrar no clima da recepção.

Escolha com cuidado os músicos

É muito importante conferir o histórico de trabalho dos músicos contratados para o seu casamento. Tanto bandas quanto DJs precisam estar de acordo com o estilo do casamento e principalmente os músicos da cerimônia precisam estar ensaiados e aptos para executarem da melhor forma todas as canções.

Confira toda a estrutura para que o trabalho dos músicos ocorra da melhor forma, bem como a acústica do local. Assim, você evita problemas na hora da cerimônia e faz com que o som esteja agradável para os convidados.

Inove nas músicas para casamento

Se você quer fugir um pouco do clássico e do tradicional, selecionamos algumas músicas contemporâneas que têm feito muito sucesso nos casamentos. São letras lindas, que têm tudo a ver com o momento e despertam a emoção em todos.

1- Marry You (Bruno Mars)

Clique aqui para ler a letra e tradução da música. Esse clipe, aliás, é lindo demais!

2- I Do (Colbie Caillat)

Clique aqui para ler a letra e tradução da música. Lá, lá, lá… Eu aceito!

3- Pra sonhar (Marcelo Jeneci)

Clique aqui para ler a letra da música. Esse clipe é emocionante! E a melodia da música faz a gente começar a cantar junto.

4- Pra você guardei o amor (Nando Reis e Ana Canas)

Clique aqui para ler a letra. Essa música é romântica o suficiente para emocionar todo mundo! Já pensou em usar essa no seu casamento?

5- I won’t give up (Jason Mraz)

Clique aqui para ler a letra e tradução da música. Antes do Jason começar a cantar, a gente já arrepia. Romântica demais!

6- Our day will come (Amy Winehouse) 

Clique aqui para ler a letra e tradução da música, que por sinal é linda e romântica demais!

7- You are my best friend (Queen)

Clique aqui para ler a letra e tradução da música. Um clássico, para aqueles casamentos originais.

8- Two is better than one (Boys Like Girls)

Clique aqui para ler a letra e tradução da música.

9- Pra você (Paula Fernandes)

Clique aqui para ler a letra da música. Mais uma nacional que é super apaixonante e combina bastante com os casamentos no campo.

BONUS TRACK!

11- Sugar (Maroon 5)

Clique aqui para ler a letra e tradução da música. Esse clipe foi feito com casamentos reais! Muito divertido e inusitado. Vale a pena assistir e se surpreender junto com os noivos!

As músicas para casamento podem ser uma das melhores formas de tornar o grande dia inesquecível. Portanto, escolha com calma, cuidado e também com o coração!

Gostou das nossas dicas e seleção de músicas para casamento diferentes? Quais você gostaria de ter no seu casamento? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários.



QUER RECEBER DICAS PARA O SEU CASAMENTO?

ASSINE GRATUITAMENTE  E RECEBA ASSESSORIA DE QUEM MAIS ENTENDE DE CASAMENTOS.

Ficamos feliz em fazer parte desse momento especial, obrigado

%d blogueiros gostam disto:
SiteLock