Quando o sonho de se casar vai, aos poucos, tornando-se realidade, é hora de sentar e elaborar um planejamento, nos mínimos detalhes. Disso já sabemos, não é mesmo? Mas, e na questão dos convidados? Como fazer lista de casamento, por exemplo? Você já pensou nisso?

No caso da distância de um ano antes da realização do casamento, é bom sentar e colocar algumas coisinhas, que aparentemente podem parecer cedo, no papel, como é o caso da lista prévia de convidados. Porém, acredite: no final das contas, nada é cedo demais para começar a ser pensado.

Como fazer lista de casamento?

A lista prévia de convidados vai te ajudar a resolver boa parte das próximas etapas do seu planejamento do casamento. Através dela, você vai poder analisar quanto ficará o preço médio de um buffet, que normalmente é cobrado por pessoa, por exemplo, e vai ver o tamanho exato do local da cerimônia religiosa e do local da festa. Além disso, dá para ter uma base mais concreta da quantidade de lembrancinhas e ter a noção das proporções que o seu casamento realmente vai ter.

Comece pelas pessoas mais próximas

Ao fazer a lista, sempre comece pelas pessoas que são mais próximas de você e do seu noivo. Amigos íntimos e familiares, nesse caso, são os mais presentes. Depois é uma boa hora para considerar os amigos dos pais e aqueles que os pais de ambos os noivos consideram que deveriam ser convidados, por exemplo.

Analise quem faz parte da história do casal

É interessante também analisar, de fato, quem realmente fez parte da história do casal. Não se esqueça das pessoas do trabalho de ambos, que vocês considerem para a lista. Em alguns casos, noivos abrem a opção de acompanhantes para os amigos solteiros, então, é necessário contabilizar, se esse for o caso, uma pessoa a mais a cada amigo sozinho.

Evite fazer a lista sozinha

Chame seu noivo e faça com ele ao lado, assim vocês saberão juntos quem chamar e poderá evitar atritos quanto a alguns convidados. E, quando for acrescentar os convidados dos pais, faça também juntamente com eles. Combinado?

Em média de 10 a 20% dos convidados ao casamento não comparecem, mas jamais leve isso em consideração para fazer sua lista. Quem for chamado, é porque vocês fazem questão que a pessoa esteja lá. Então nada de contabilizar, contando que algumas pessoas não compareçam.

Coloque todo amor, carinho e consideração na hora de escolher seus convidados. Cada pessoa que estará presente no seu grande dia, deve ser de uma importância enorme para vocês e sim, eles vão fazer toda a diferença nessa comemoração.

Veja no infográfico abaixo, de forma mais clara, como você pode fazer lista de casamento sem grandes problemas. Quando você concordar com a pergunta, desça um quadro e, se não concordar, desconsidere o convidado na sua lista!

Não deixe também de comentar aqui no post, nos contando o que achou!

 

como fazer lista de casamento


 

 


 

QUER RECEBER DICAS PARA O SEU CASAMENTO?

ASSINE GRATUITAMENTE  E RECEBA ASSESSORIA DE QUEM MAIS ENTENDE DE CASAMENTOS.

Ficamos feliz em fazer parte desse momento especial, obrigado

%d blogueiros gostam disto:
SiteLock