Convites de casamento são uma das etapas mais importantes da organização do grande dia. Por isso é preciso que tudo seja feito com carinho e atenção.

Muitos noivos preferem fazer convites de casamento tradicionais. Outros optam por modelos personalizados e até mesmo bastante criativos. O importante é transmitir a essência do casal e oficializar o desejo de ter os convidados presentes.

convites de casamento

Para que você não se perca no processo de escolha dos convites de casamento e muito menos tenha problemas ou prejuízos com relação a isso, separamos algumas dicas que irão te ajudar. Continue lendo!

Faça a lista de convidados com atenção

Antes de pensar em qualquer coisa com relação ao convite de casamento, você precisa ter em mente que é a lista de convidados que irá nortear todo o seu trabalho.

Portanto, dedique tempo e atenção para produzir a lista de convidados e, somente assim, você terá uma ideia de quantos convites preparar, do orçamento disponível para a escolha dos seus detalhes, dentre outros.

convites de casamento

Escolha o tamanho do convite

Hoje é possível fazer convites de casamento de muitos formatos diferentes, mas em meio à tanta ideia interessante, você precisa ter foco no estilo do seu casamento. Dessa forma, o convite não se desvirtua de todo o resto.

Se o casamento for mais informal, o ideal são convites menores, mesmo que sejam criativos. Acontece que, quanto maior e mais trabalhado é o convite, maior também é a expectativa gerada nos convidados com relação ao casamento.

Defina as cores dos convites de casamento

As cores do convite não precisam necessariamente seguir as cores da decoração, por exemplo. Mas é preciso tomar cuidado com a escolha de cores muito fortes!

Mantenha o seu estilo, mas não deixe o convite com o visual muito pesado. A ocasião pede algo mais leve, mesmo que personalizado.

convites de casamento

Decida quais papéis irá usar no convite

Outro fator importante é saber o papel ideal para o estilo, tamanho e cores dos convites de casamento. Mesmo escolhendo coisas lindas, no momento da impressão, tudo pode mudar.

É preciso conciliar a arte do convite com o papel, as texturas, a gramatura e demais detalhes. Muitas pessoas têm optado por papéis mais rústicos, por exemplo, que exigem menos cor e detalhes na impressão.

Faça testes antes da impressão final

Antes de imprimir todos os convites, peça uma prova do material, para se certificar de que os convites ficarão da maneira que você realmente quer. Não deixe de fazer isso!

Evite problemas posteriores e não deixe que deslizes simples como o de não fazer um teste de impressão estraguem toda a jornada de produção do seu casamento.

convites de casamento

Tenha cuidado com convites perfumados

Está muito na moda a escolha por convites perfumados, mas é preciso tomar muito cuidado com os aromas e com sua intensidade.

Alguns convidados podem ser alérgicos, ou simplesmente podem não gostar da fragrância exalada do convite. Então, tenha cuidado ao escolher esse modelo.

Saiba onde citar o nome dos pais

Quando os pais eram os provedores da organização do casamento, usava-se colocar seu nome logo no início do convite. Eram eles quem convidavam para o casamento.

Hoje as coisas são muito diferentes. A menos que seja uma família muito tradicional, na maioria dos casos os próprios noivos arcam com as despesas do casamento, e por isso tem-se usado muito abrir o convite com seus próprios nomes,citando os pais apenas no momento de dizer que o matrimônio acontecerá com sua benção.

Não inclua a lista de presentes

Não é muito elegante colocar o cartãozinho da lista de presentes no convite de casamento. O ideal é informar o cerimonial onde a lista de presentes foi feita, para que ele fale aos convidados que ligarem perguntando.

Outra ideia interessante também é utilizar o site de casamento para isso. Coloque a lista de presentes online, que por sinal pode ser feita de diferentes formas. Os presentes podem ser convertidos em dinheiro ou cota pra lua de mel ou então os convidados podem comprar diretamente na internet, para serem entregues no endereço dos noivos.

convites de casamento

Planeje a entrega dos convites de casamento

Os convites de casamento precisam ser entregues com pelo menos um mês de antecedência. Para quem mora em outra cidade, o envio precisa ser feito dois meses antes, de preferência, para que as pessoas possam se planejar melhor.

Se os noivos forem utilizar os Correios para entregar esses convites de quem mora longe, o ideal é anexar um cartão falando sobre o desejo de terem feito o convite pessoalmente. Coloque também o convite dentro de um envelope reforçado, para que ele não estrague no trajeto.

Faça um Save the Date

Uma tendência forte nos casamentos atuais é o Save the Date, uma forma criativa de anunciar o dia do casamento, pedindo que todos reservem aquela data.

Esse gesto fofo e diferente pode ser feito de forma impressa, no site de casamento dos noivos e até mesmo através de vídeos ou ensaios fotográficos.

convites de casamento

O processo de produção e envio dos convites de casamento não é complicado. Mas se não for feito com atenção e cuidado, algumas coisas podem dar errado.

Se você se atentar à essas dicas, garantimos que os convites ficarão perfeitos e serão recebidos da melhor forma pelos seus convidados!

Que tal saber como planejar todo o resto do casamento? Leia sobre como o check list de casamento pode te ajudar a se organizar.

QUER RECEBER DICAS PARA O SEU CASAMENTO?

ASSINE GRATUITAMENTE  E RECEBA ASSESSORIA DE QUEM MAIS ENTENDE DE CASAMENTOS.

Ficamos feliz em fazer parte desse momento especial, obrigado

%d blogueiros gostam disto:
SiteLock