Este é um assunto bem polêmico, mas não podíamos deixar de falar dele. A tradição do corte da gravata do noivo é uma brincadeira que, apesar de ser muito comum no Brasil, pode causar desconfortos durante a recepção de convidados.

Geralmente os padrinhos e o noivo rodam as mesas dos convidados arrecadando dinheiro para a lua de mel em troca de um pedaço da gravata. É uma brincadeira que deve ser feita com muito cuidado para não parecer rude. Por outro lado, pode garantir muitas risadas e é um momento de descontração entre os convidados. Ainda está na dúvida se deve incluir o corte da gravata ou não em seu casamento? Continue lendo e decida!

O corte da gravata já virou tradição

Apesar de ter origem desconhecida, a brincadeira do corte da gravata do noivo se tornou uma tradição muito brasileira. Alguns noivos até mesmo estipulam um valor mínimo pelo pedaço cortado da gravata. Outros preferem deixar a quantia da contribuição por conta dos convidados.

Antes, essa era uma atitude vista como algo fora de etiqueta, mas acabou virando mais uma forma de animar a festa dos casamentos. Só é preciso tomar cuidado com o teor da abordagem dos convidados, para que o clima não fique pesado. Certo?

corte da gravata

Os convidados precisam se sentir a vontade

Não é recomendado forçar a barra dos convidados na hora de passar o corte da gravata. Em muitos casos, algum parente ou amigo que não contribui ou que dá um valor mais baixo é chamado de “pão duro”. Isso não é legal!

Existem até algumas atitudes de mau gosto, como distribuir adesivos com esses e outros dizeres, classificando quem participou ou não da brincadeira. Todos ali presentes já contribuíram com presentes e também gastaram com vestuário, por exemplo, e o corte da gravata não deve ser forçado justamente por isso.

corte da gravata

Escolha alternativas elegantes

Uma forma bem elegante de incluir a brincadeira é deixar uma urna ou cofrinho em algum lugar da recepção. O ideal é colocar um recadinho para que os convidados participem:

“deixe sua contribuição para a lua de mel e pegue seu pedaço da gravata”.

Outras pessoas também optam por dar um chaveirinho ou outro mimo para quem contribuir com alguma quantia. Dessa forma, participa quem pode, de forma discreta, e a brincadeira se torna bem mais elegante.

Você pode usar uma gravata reserva

O noivo pode não querer cortar a própria gravata. Sendo assim, uma boa solução é comprar uma peça reserva para poder usá-la na brincadeira.

Ainda sobre a questão dos mimos, no lugar do pedaço da gravata cortada alguns noivos oferecem uma lembrancinha. Dessa forma, a gravata do casamento fica intacta para que noivo possa guardar como lembrança do grande dia.

Sem constrangimentos e com um toque de elegância, a brincadeira do corte da gravata do noivo pode ser um momento divertido na festa do seu casamento. A prática pode até ser um pouco polêmica. Mas se feita com bom senso, pode render boas risadas e um valor ótimo para a lua de mel!

Gostou da ideia? Então você também pode gostar de ler sobre outras brincadeiras com o noivo!

QUER RECEBER DICAS PARA O SEU CASAMENTO?

ASSINE GRATUITAMENTE  E RECEBA ASSESSORIA DE QUEM MAIS ENTENDE DE CASAMENTOS.

Ficamos feliz em fazer parte desse momento especial, obrigado

%d blogueiros gostam disto:
SiteLock