curso de noivos

Uma vida a dois é muito mais do que o ato da celebração de um casamento. Por isso, para se preparar para um futuro de companheirismo e compromisso, antes de se casarem os noivos participam de uma preparação matrimonial.

O curso de noivos tem o propósito de guiar o casal a respeito de assuntos importantes que envolvem a responsabilidade da união.

Essas preparações para o matrimônio são oferecidas pelas igrejas e têm início pelo menos seis meses antes do casamento. Os noivos têm a oportunidade de assimilar coisas importantes para o relacionamento conjugal, e discernir se é a hora certa para se casar ou não.

curso de noivos

Objetivos e temas do curso de preparação para o casamento podem ser vários, como:

  • Espiritualidade;
  • Finanças;
  • Organização da cerimônia;
  • Comunicação;
  • Solução de conflitos;
  • Papéis de cada um e contratos;
  • Amor;
  • Sexualidade;
  • Família;
  • Perdão.

O curso de noivos ensina a dialogar

A preparação dos noivos nesses cursos é uma ferramenta muito importante para ensinar o primordial em uma união de duas pessoas que se amam: o diálogo.

O casamento é uma relação de aceitação do outro pelo que ele é, e opiniões diferentes podem surgem a todo instante. Aprender a dialogar, com respeito e compreensão é o pilar de um relacionamento sadio e duradouro.

curso de noivos

Noivos aprendem a tomar decisões juntos

Uma vida conjugal depende muito de tomadas de decisões que levem em consideração o outro. Por isso, questões como o estado financeiro do casal e a maneira como eles irão organizar as finanças é um dos temas abordados nos cursos de noivos, por exemplo.

Os papéis e funções de cada um também são discutidos, como as tarefas da casa, a criação de filhos, responsabilidades, dentre outras coisas. O que é muito tratado também nesses cursos é com relação à convivência com a família de cada um dos noivos.

A celebração do grande dia é explicada

O curso de noivos também é muito válido pois o casal aprende tudo sobre o ato da celebração do casamento. É feita uma introdução dos ritos e o casal já começa a se preparar para o grande dia, com a ajuda do sacerdote.

O casal toma consciência do que é o matrimônio em si do porquê ele é considerado um sacramento importante dentro da religião que escolheram para selar os laços.

curso de noivos

O curso amadurece os sentimentos do casal

A preparação para o casamento no curso de noivos também ensina o casal a entender a grandeza do relacionamento a dois e a importância do respeito, da fidelidade e do comprometimento com o outro.

Questões relacionadas a vida sexual dentro do casamento também são abordados, e conselhos são dados para que as experiências enriqueçam a vida do casal.

Religiões que exigem o curso de noivos:

Igreja Católica

A igreja católica (apostólica romana) é uma religião que coloca o curso de noivos como pré-requisito para a realização do matrimônio. Sem o certificado de conclusão do curso de noivos, o casal não consegue fazer a cerimônia na igreja.

curso de noivos

Igreja católica Brasileira

Muitos confundem as igrejas católicas apostólicas romanas com as igrejas católicas brasileiras. Na primeira é obrigatório o curso de noivos, como já foi dito acima, mas nas igrejas católicas brasileiras o curso pré-matrimonial não é obrigatório.

curso de noivos

Igreja Evangélica

Na religião evangélica também não existe obrigatoriedade em realizar o curso de noivos. Mas apesar de não ser pré-requisito, a igreja orienta os casais a fazerem a preparação pré-matrimonial.Hoje, muitas igrejas evangélicas disponibilizam as aulas do curso ou palestras até mesmo pela internet.

curso de noivos

Judaísmo

A religião judaica também não exige o curso de noivos para a celebração do casamento. Mas os rabinos ministram aulas para auxiliar os noivos e também disponibilizam esses cursos na versão on-line.

curso de noivos

O curso de noivos é uma ótima oportunidade para se preparar para uma nova vida ao lado de quem se ama. Obrigatório ou não, independente da religião que o casal escolhe para selar os laços do matrimônio, o curso pode enriquecer muito o caminho conjugal.

Vocês já se inscreveram no curso de noivos para se preparar para o casamento? Conte pra gente nos comentários em qual religião vocês irão se casar e quais são suas expectativas com o curso!

QUER RECEBER DICAS PARA O SEU CASAMENTO?

ASSINE GRATUITAMENTE  E RECEBA ASSESSORIA DE QUEM MAIS ENTENDE DE CASAMENTOS.

Ficamos feliz em fazer parte desse momento especial, obrigado

%d blogueiros gostam disto:
SiteLock