Damas e pajens são uma atração à parte nos casamentos! As crianças dão um toque especial e roubam a cena na entrada da cerimônia. Mas o que é preciso saber para organizar suas daminhas e pajens?

damas e pajens

O principal é saber escolher o traje das crianças e saber combiná-los com o restante da cerimônia, de forma harmoniosa. Para que tudo saia bem, continue lendo e descubra o que você precisa fazer para ter damas e pajens perfeitos no seu grande dia!

A ordem de entrada é importante

Você sabe qual é a ordem de entrada da cerimônia? No caso das damas e pajens, ela acontece antes da noiva. Eles pode entrar em pares ou então em fila indiana, o que é mais recomendado. Nada impede que as crianças entrem sozinhas, mas a probabilidade de elas se desconcentrarem ou se intimidarem é maior.

damas e pajens

Damas levam flores e pajens levam as alianças 

Cada criança tem sua função na cerimônia. Os pajens são os responsáveis pela entrada das alianças dos noivos e as daminhas geralmente carregam flores e espalham pétalas.

Uma grande tendência de casamentos agora são as plaquinhas com dizeres fofos e divertidos. As daminhas e pajens também podem carregá-las e encantarem a entrada da cerimônia.

damas e pajens

Outra utilidade das daminhas e pajens também pode ser a de ajudar a noiva com o véu, dentre outras alternativas. Vale abusar da criatividade e encantar os convidados com a doçura angelical das crianças!

A melhor idade das damas e pajens é a partir dos 5 anos 

Muita gente fica em dúvida sobre a idade que os pajens e damas de honra devem ter. O ideal é que eles tenham, no mínimo, 5 anos. Por mais que crianças menores sejam muito fofas, podem acontecer imprevistos diversos e sua cerimônia ficará prejudicada.

As roupas não precisam ser réplicas dos noivos

É muito importante prestar atenção nos trajes das crianças, principalmente porque elas são crianças. Vestidos ou outros trajes muito engomados, quentes e desconfortáveis podem estressar a criança e ela provavelmente não vai querer entrar!

damas e pajens

O ideal é usar modelos delicados para as meninas e trajes sociais para os meninos que sejam ao mesmo tempo fofos e confortáveis. Eles devem combinar com os trajes dos noivos, mas não precisam ser idênticos! As melhores escolhas são os tons pastéis, flores nos cabelos para meninas e bermudinhas no lugar de calças para os meninos, por exemplo.

Quem arca com as despesas são os noivos ou os pais?

Geralmente, se os noivos convidam os pajens e daminhas, eles serão os responsáveis pelos custos dos trajes. Mas se os pais das crianças quiserem participar, a despesa também pode ficar por conta deles. O ideal é conversar sobre isso com antecedência!

damas e pajens

Agora, com relação aos outros custos, como cabelo, buquê, plaquinhas ou almofadinhas, eles são de responsabilidade dos noivos.

Gostou das dicas sobre como escolher as damas e pajens? Então assine nossa newsletter e receba mais conteúdo exclusivo para você organizar seu casamento. 



QUER RECEBER DICAS PARA O SEU CASAMENTO?

ASSINE GRATUITAMENTE  E RECEBA ASSESSORIA DE QUEM MAIS ENTENDE DE CASAMENTOS.

Ficamos feliz em fazer parte desse momento especial, obrigado

%d blogueiros gostam disto:
SiteLock