decoração de casamento

Para trocar votos de amor e celebrar a união de um casal, o cenário é o ponto chave que confere exclusividade ao evento e cria o clima do lugar. A decoração é um daqueles primeiros tópicos a serem planejados com sua assessora de casamentos, logo após o fechamento do local e do buffet. Apesar de ser um dos assuntos mais desejados pelos noivos, é preciso, antes, ter em mente as potencialidades do espaço e a logística do preparo e distribuição dos pratos.

As preferências do casal também são parte essencial do processo de criação, porque uma decoração perfeita não deve limitar-se ao fator estético, mas sim, aliar a beleza dos elementos com o estilo e personalidade dos protagonistas do grande dia! Para isso, é essencial definir qual estilo seguir, pesquisar referências e contar com bons profissionais. Proprietárias da Requinte Design, as decoradoras Alessandra Paula e Joseane Vicente ressaltam a importância da comunicação entre profissional e cliente “A maioria dos casais já vem com uma primeira ideia do que gostariam.

Juntos, construímos um projeto que tenha a ver com seus sonhos e intimidade”.

decoração de casamento

E se engana quem pensa que uma decoração dos sonhos não pode se tornar realidade por causa do orçamento. Designer com mais de 20 anos de experiência, Daniele Pereira de Freitas, da Aechma Design, conta que é importante ter em mente o tema pretendido e as prioridades do casal. A partir disso, o decorador poderá pesquisar arranjos e fornecedores que atendam melhor às necessidades do evento.

E como tudo depende de planejamento, a importância de contar com o cuidado de profissionais é além do resultado estético: o processo de montagem é minucioso e pode demorar, em média, 3 dias para ficar pronto. Para Daniele, ter uma equipe evita desgastes e problemas como a falta de identidade do evento: “O principal erro é não criar uma identidade para a decoração e misturar muitos elementos que não combinam. O melhor é evitar fazer sozinho, sem a orientação de profissionais”. O planejamento do tempo também é outro problema facilmente evitado. O processo de criação do design pode levar 1 ano, tempo o suficiente para criar a cara do evento, contratar fornecedores e lidar com imprevistos. “Procurar pelo serviço de decoração próximo a data do evento compromete a escolha de materiais, assim como mudar o estilo do design em cima da hora” pontuam Alessandra e Joseane.

IMG-20190403-WA0009

E para garantir um resultado de encher os olhos, a inspiração deve ser sempre os noivos e seus gostos. As tendências são boas referências, dão noção de temporalidade e dão personalidade, mas é preciso que elas se alinhem com a essência do casal. Para quem procura uma decoração atemporal, seguir a linha clássica é o mais indicado, pois não tem erro nem “prazo de validade”. Mas independente do estilo, a melhor aposta é sempre aquela que reflete a personalidade e o amor dos noivos. Feliz grande dia!