Uma das coisas que mais preocupam os noivos é a escolha do buffet de casamento. Você concorda? Mas não é para menos, já que a comida é uma das coisas mais lembradas e comentadas em uma festa! Então, se você está com dúvidas para escolher o melhor buffet, continue lendo e siga os passos que selecionamos. Vamos lá?

1. Comece a pesquisar com antecedência

O ideal é que você comece a pesquisar buffets com pelo menos seis meses de antecedência. Aliás, quanto maior for o prazo até seu casamento, melhor! Dessa forma, você terá mais tempo para cuidar de todos os detalhes e de garantir que tudo seja perfeito. Com o tempo a seu favor, você consegue achar um serviço de boa qualidade e também um contrato na data que deseja.

buffet de casamento

2. Peça recomendações de buffet de casamento

Para conseguir achar um bom buffet, você pode contar com a ajuda de amigos e conhecidos. Pergunte também para as pessoas que já contrataram os buffets em questão se eles realmente atendem todas as necessidades da sua festa de casamento. Confira detalhes sobre louças, infraestrutura de trabalho, qualidade dos pratos, compromisso dos profissionais, dentre outras coisas.

3. Escolha o tipo de festa: brunch, americana ou francesa

Outra coisa que você precisa ver o quanto antes é qual o tipo casamento você quer organizar. Isso é importante, pois o buffet deve seguir a mesma linha do evento, do lugar, do horário, etc. As opções mais comuns são o jantar americano, o francês e o brunch. Veja quais são suas características e escolha o melhor para a ocasião:

Brunch

Essa modalidade de recepção de casamento é, na verdade, a melhor opção para quem realiza o evento ao ar livre e durante o dia. É uma mistura de café da manhã e almoço, que pode ser servida de manhã até à tarde. A vantagem é que é uma coisa mais simplificada, mas se a festa se estender até mais tarde, você precisa providenciar outro cardápio para os convidados. Então, tenha certeza do horário se for escolher essa opção!

Jantar americano

Esta é a modalidade mais comum e é o que conhecemos popularmente como buffet. O jantar americano é algo mais informal e descontraído, em que as pessoas circulam livremente e podem comer tanto em pé quanto sentadas. É uma boa opção para espaços menores, que não comportam tantas mesas, e para deixar a festa mais animada e sociável.

Jantar à francesa

O jantar à francesa já é uma modalidade mais requintada de buffet de casamento. Nele, o prato principal é servido em travessas, para que o próprio convidado se sirva. Além disso, as entradas e sobremesas já são servidas diretamente no prato para a pessoa. A escolha é ideal para eventos mais tradicionais, mas o único problema é que requer um serviço mais experiente e especializado, e geralmente mais caro.

buffet de casamento

4. Converse sobre a quantidade de garçons

Depois que você definir o tipo de festa e de buffet que irá contratar, veja também sobre a quantidade de garçons. O ideal é que tenha um garçom para uma média de sete a dez convidados. Mas nem sempre a quantidade é o que importa: eles precisam ser preparados e bons de serviço! Afinal, ninguém pode sair da sua festa reclamando que não for bem servido, certo?

5. Peça um orçamento das bebidas alcóolicas

Não se esqueça também das bebidas! Na maioria dos casos, o orçamento é feito à parte, mas os melhores buffets orientam muito bem os noivos sobre a quantidade, o fornecedor e a melhor escolha, por exemplo. O importante é não ter bebida de menos, e também não exagerar, para que você não tenha problemas com álcool em sua festa.

Quantidade de bebida por pessoa

  • Whisky: uma caixa com 12 unidades a cada 100 pessoas;
  • Espumante: uma garrafa a cada duas pessoas;
  • Vinho tinto: uma garrafa a cada quatro pessoas;
  • Vinho branco: uma garrafa a cada cinco pessoas;
  • Vinho de sobremesa: uma garrafa a cada seis pessoas;
  • Cerveja: uma garrafa long-neck ou 3 de 4 latas por pessoa.

buffet de casamento

Com os passos indicados acima, é possível fazer uma ótima escolha de buffet de casamento. Com certeza, seus convidados vão adorar a recepção e se recordarão por muito tempo da festa! E para que isso aconteça de fato, confira outros itens de planejamento no nosso check list de casamento!



QUER RECEBER DICAS PARA O SEU CASAMENTO?

ASSINE GRATUITAMENTE  E RECEBA ASSESSORIA DE QUEM MAIS ENTENDE DE CASAMENTOS.

Ficamos feliz em fazer parte desse momento especial, obrigado

%d blogueiros gostam disto:
SiteLock