O casamento sempre é um marco na vida de todo casal, e isso gera muita expectativa, não é mesmo? O desejo de ambos é que tudo ocorra como sempre sonharam, tanto a cerimônia quanto a festa para os convidados. Mas um evento nessas proporções acaba envolvendo muitos detalhes e, justamente por isso, algumas dicas de etiqueta para casamento são necessárias!

O assunto pode parecer irrelevante, logo de cara, mas você não faz ideia de como esses cuidados evitam problemas, situações desagradáveis e algumas gafes. Então, para te ajudar nessa parte, selecionamos cinco dicas preciosas. Vamos descobrir quais são elas? Continue a leitura!

dicas de etiqueta para casamento

Evite algumas gafes se atentando para atitudes simples com os convidados.

1. Evite pedir presentes em forma de dinheiro

Com a desagradável situação de ganhar presentes repetidos, surgiu a famosa lista de presentes. Porém, as inovações não pararam por aí e alguns noivos começaram a adotar uma atitude um pouco duvidosa, se pedir dinheiro no lugar de itens para a casa, principalmente quando o casal já possui todo o lar montado. Esse comportamento, porém, não é muito bem visto, uma vez que soa desagradável para com os convidados. Afinal, pode ser um pouco constrangedor para algumas pessoas, devido às suas situações financeiras.

O ideal é, no caso, contar com a ajuda de sites de casamento que organizam listas de presentes que depois podem ser revertidos em um valor para que o próprio casal escolha os itens nas lojas, por exemplo. Outra ideia é sugerir aos seus convidados que contribuam com cotas em uma agência de viagem, para que eles ajudem na sua lua de mel.

2. Tenha cuidado com a abordagem do corte da gravata

Outra atitude um pouco desagradável, que também envolve dinheiro, é a tradição de cortar a gravata do noivo. Nós já falamos sobre isso aqui no blog, mas é sempre bom salientar que a prática não é totalmente proibida, desde que feita da maneira correta, de forma elegante.

O grande erro dos noivos que optam por esse tipo de brincadeira para arrecadar fundos é a forma como abordam os seus convidados. Obrigá-los a dar dinheiro é, no mínimo, bizarro, concorda? Então, é importante que você saiba dosar a abordagem.

3. Cumprimente todos os seus convidados na festa

Por falar em convidados, é importante que você não deixe de cumprimentá-los. E isso deve ser feito logo após a cerimônia, na recepção, jantar ou festa. Pode parecer um pouco cansativo ter que falar com cada pessoa presente, mas é extremamente importante demonstrar sua gratidão pela presença de todos. Vocês não vão perder a festa por circularem um pouquinho. Então, deixe a preguiça e a timidez de lado!

dicas de etiqueta para casamento

Não se esqueça de cumprimentar os convidados e agradecer pelos presentes.

4. Saiba quem convidar no seu trabalho

Quando falamos de convidados, gostaríamos de ir um pouco mais fundo, e abordar uma questão também delicada, que é o convite aos colegas de trabalho. Muitas das vezes os noivos se veem em uma situação complicada, uma vez que não sabem se devem convidar todo mundo ou somente os colegas mais próximos. E ainda surge uma terceira ideia, que é a de não convidar ninguém.

Mas o que fazer com esse dilema? O ideal é que você, realmente, seja discreta e saiba selecionar com cuidado quem você deseja que divida o momento especial contigo. Além disso, dependendo do porte da empresa que você trabalha, fica inviável convidar todo mundo, não é verdade? Então, na hora de fazer sua lista de convidados, dê preferência às pessoas que você mais aprecia e que realmente ficariam felizes em serem contempladas com o convite.

5. Agradeça pelos presentes

A gratidão não deve parar na recepção do casamento. Ela deve continuar depois das festividades, com um agradecimento pelos presentes recebidos. Por isso, você deve se organizar de forma que tenha uma lista do que cada pessoa enviou, para saber como agradecer.

Muitos noivos gostam de já agradecer no dia da recepção, mas o ideal é que entreguem cartões com os agradecimentos após o grande dia. E, é claro, não deixe de citar o item que receberam, para soar mais íntimo e, de fato, verdadeiro, uma vez que mensagens impessoais parecem algo automático e deselegante.

E então, gostou das dicas de etiqueta para casamento que selecionamos para te auxiliar no seu grande dia? Evitar certas gafes é importantíssimo, pois a ocasião lida com emoções e sentimentos, não só dos noivos, mas de todos os envolvidos!

Caso você ainda esteja com dúvidas ou insegurança a respeito de algum detalhe, deixe um comentário aqui no post, que nós te ajudamos, combinado?


 

 


 

QUER RECEBER DICAS PARA O SEU CASAMENTO?

ASSINE GRATUITAMENTE  E RECEBA ASSESSORIA DE QUEM MAIS ENTENDE DE CASAMENTOS.

Ficamos feliz em fazer parte desse momento especial, obrigado

%d blogueiros gostam disto:
SiteLock