Depois que o seu noivado estiver confirmado e a sua lista prévia de convidados também estiver pronta, é hora de dar o próximo passo e acertar outros detalhes iniciais, escolhendo um entre os diversos estilos de casamento que o mercado hoje oferece.

Mas quais estilos de casamento escolher, sendo que, a cada dia que passa, novas tendências surgem? Aliás, não são só as novidades que aumentam, mas também o número de pessoas casando. Alguns dados das estatísticas de Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, mostram que, só no ano passado, mais de 1,1 milhão de casamentos aconteceram aqui no Brasil. Dá para imaginar como você tem que tentar ser original, em meio a tantas cerimônias?

estilos de casamento

Escolha estilos de casamento que mais têm a ver com a personalidade dos noivos.

Não se preocupe, pois se a sua dúvida é saber qual o melhor tipo de casamento para o seu caso, nós temos alguns exemplos, dos mais clássicos aos mais criativos, para você casar com personalidade. Preparada? Então, continue lendo e escolha o estilo que você mais gostar:

Como escolher os estilos de casamento?

Antes de conhecer um pouco sobre cada estilo, é importante ressaltar algumas coisas com relação à sua escolha. Lembre-se de que o formato do casório deve ser compatível com a religião do casal, com o estilo pessoal de ambos e se os dois querem as celebrações civis e religiosas, juntas. Depois de definir esses detalhes, a escolha dentre os estilos de casamento fica bem mais prática.

1. Casamento clássico

O casamento clássico ainda é o mais escolhido pelos noivos brasileiros, que não abrem mão do combo tradicional: cerimônia religiosa, civil e recepção de convidados. Geralmente, é bem próximo do que se passa nos contos de fadas, com direito a igreja, floristas e vestido de noiva com calda e grinalda.

Isso se deve ao fato da cultura predominantemente no país ser cristã, trazendo os costumes de união europeus para cá. Aliás, vale muito ler o nosso artigo sobre as noivas mais famosas da história, pois, nesse post, você vai entender um pouco mais do que estamos falando, no caso da Rainha Vitória, no século 19.

2. Casamento temático

Esse tipo de casamento surgiu da necessidade de inovar — já que os casamentos hoje são muitos, como você viu lá no início do texto. O casamento temático é uma grande tendência hoje, pois reflete claramente o estilo e os gostos peculiares dos noivos.

Para casais divertidos e criativos, a experiência é interessante, já que eles podem se inspirar em personagens favoritos, filmes que fizeram parte da sua história, demais datas comemorativas importantes do ano, dentre outras ideias. Quer algumas dicas de temas? (Acredite, tem gente que já se casou assim!) Então, lá vai:

  • Clima de boteco;
  • Rock n’ Roll;
  • Vintage;
  • Circense;
  • Temas de cinema (Star Wars, Harry Potter, super-heróis);
  • Festa hippie;
  • Comemoração mexicana.
estilos de casamento

Casamentos criativos tem se tornado tendência

3. Casamento DIY

Outra forma de personalizar o seu casamento é adotando o estilo DIY — que nada mais é do que uma abreviação da expressão Do It Yorself (faça você mesmo, em inglês). Aqui, vale investir na decoração e nos detalhes, utilizando um monograma especial do casal, enfeites de mesa artesanais, lembrancinhas feitas à mão, dentre outras ideias bacanas. A internet está lotada de exemplos e tutoriais criativos!

4. Mini-wedding

Se você é daquelas noivas que gostam de algo mais simples, vai se encantar pelo mini-wedding. Como o próprio nome já diz, é um casamento mais intimista, pequeno, que não ultrapassa mais de 100 convidados. Ele é mais fácil de organizar e, dependendo das suas escolhas, sai até mais barato do que a versão tradicional. Nesse caso, como a produção é menor, você pode investir mais nos detalhes.

5. Destination wedding

Dentro da ideia anterior, também existe o destination wedding. Mas não se engane, pois ele é um pouco mais complexo do que aparenta ser. A estrutura pode ser a mesma, ou até menor que a do mini-wedding, mas a realização do casamento acontece fora da cidade onde os noivos moram! No caso, você precisa se preocupar com o deslocamento dos convidados e de fornecedores, caso algum não seja local.

Mas qual o motivo de se casar em outra cidade? Os noivos podem ter se conhecido fora e querem celebrar a união no mesmo lugar, por exemplo. Também existem muitos casais que sonham em se casar na praia, e por aí vai. Fica lindo, mas você precisa estar disposta a cuidar de toda a organização.

estilos de casamento

Os casamentos ao ar livre estão cada vez mais frequentes e dão mais liberdade aos convidados

6. Casamento rústico ou ao ar livre

Essa é uma das maiores tendências dos últimos tempos e virou, na verdade, uma febre. Os noivos estão trocando os lugares convencionais — como as igrejas — para se casar ao ar livre, no campo, em fazendas… Além da praticidade e da decoração que fica incrível, os casamentos rústicos ainda contribuem bastante para as fotografias ficarem incríveis. A ideia veio do exterior, mas já foi aderida com força por aqui também.

7. Casamento na praia

Como já citamos antes, existem noivos que querem se casar na praia, que, por sinal, tem um visual invejável. Sendo um destination wedding ou não, o importante é trocar as alianças com os pés na areia, conectados à natureza, rompendo algumas formalidades, tão comuns no casamento clássico.

Por mais que siga uma linha despojada, o casamento na praia não deixa de ser elegante, e os convidados aproveitam bastante o momento. O resultado das fotos, não precisa nem dizer, não é mesmo?

estilos de casamento

Os casamentos na praia são paradisíacos e simples de ornamentar.

8. Casamento retrô

Para os estilosos e hipsters de plantão, o casamento vintage, com um ar romântico e ao mesmo tempo retrô, está muito em alta. Geralmente, são utilizados objetos antigos, tanto nos trajes quanto na decoração: porcelanas, retratos, broches, joias, e o que mais a sua imaginação permitir.

Os vestidos de noiva no estilo boho chic também são um sucesso, somados às gravatas-borboleta, suspensórios e ternos em tons mais suaves. São detalhes que ficam ótimos para compor uma cerimônia ao ar livre, com muito charme e personalidade.

9. Home wedding

Quer deixar seu casamento mais intimista? Então, que tal se casar em casa? Essa é outra ideia vinda dos gringos, que geralmente utilizavam — e utilizam — seus jardins, varandas e outros espaços particulares para realizarem a cerimônia.

A vantagem maior é não gastar com o aluguel de espaços para festas ou com igrejas, mas você precisa adaptar a decoração de acordo com o lugar que você possui. Se ver que vai ficar muito apertado para o número de convidados, pense em outra opção!

Depois de conhecer um pouco sobre os estilos de casamento aqui citados, você já tem uma ideia melhor do que deseja para o seu grande dia? Converse com o seu noivo a respeito da sua escolha para que vocês tomem a decisão juntos. Organize os orçamentos, faça um check list e desfrute ao máximo da data que, com certeza, será uma das mais importantes da sua vida!

Gostou das dicas? Então já aprenda a escolher os melhores fornecedores para o seu casamento!

QUER RECEBER DICAS PARA O SEU CASAMENTO?

ASSINE GRATUITAMENTE  E RECEBA ASSESSORIA DE QUEM MAIS ENTENDE DE CASAMENTOS.

Ficamos feliz em fazer parte desse momento especial, obrigado

%d blogueiros gostam disto:
SiteLock