Depois de anunciar o noivado, começa aquela enxurrada de perguntas que os amigos e familiares sempre fazem aos noivos: quando será o casamento? O passo inicial para dar aquele empurrãozinho no seu grande dia, é definir qual será a melhor data de casamento para a cerimônia ser realizada, levando em conta fatores primordiais para os noivos.

data de casamento, save the date, casamento, noivos, ensaios de casamento

Escolha a melhor data e divulgue-a com um Save The Date criativo.

Para início de conversa, é bom lembrar que, para que todo o planejamento saia perfeito e em ordem, é necessário pensar em toda a organização que vem pela frente. Então, caso tenha ficado noiva por agora, pense nos planos da cerimônia para, pelo menos, daqui a um ano, se for o caso, certo? Agora, veja as dicas que selecionamos para você escolher a data do seu grande dia:

1. Escolha uma data simbólica para o casal

Já pensou em se casar em um dia especial, que seja simbólica para você e seu noivo? Essa data pode ser o aniversário de namoro de vocês, o dia em que se viram pela primeira vez, ou então a data de casamento dos seus pais ou dos seus avós. Não seria uma ideia bacana de homenageá-los?

Em algumas culturas, aliás, como no caso das famílias japonesas, as pessoas também levam em consideração um calendário astrológico, escolhendo o dia mais propício. Na Grécia, os povos antigos usavam as tripas do porco para adivinhar o melhor dia para o casório – só não nos pergunte como!

O ideal é que vocês confiram o calendário – tradicional – com cuidado, pois a data simbólica pode cair numa segunda-feira, por exemplo, e aí não seria legal. A última dica: se você optar por escolher uma data assim, especial, trate de deixar isso claro para todos os convidados!

2. Leve em consideração as estações do ano

Na hora de escolher a data de casamento, pense bastante se o grande dia não vai ser afetado pelo clima. Dependendo da localização da cerimônia – ou da festa – você pode enfrentar problemas como uma frente fria, chuva forte ou um calor de matar! Pense, portanto, bastante no melhor dia, para que os convidados se sintam confortáveis.

Além disso, opte por uma data que atenda a linguagem do estilo de casamento escolhido: se for uma cerimônia ao ar livre, talvez seja melhor se casar na primavera, por exemplo. Caso queira uma decoração mais luxuosa, com direito a cores frias e veludo, os meses de outono e inverno são mais amenos e receptivos.

data de casamento, primavera, casamento ao ar livre, noivas

Escolha a data de casamento que mais se ajusta aos seus gostos e estilo do casamento.

3. Considere os valores das altas temporadas

Outra dica importante é pensar no orçamento total do casamento. Afinal, algumas épocas do ano são consideradas alta temporada, e os preços de lugares e fornecedores são mais elevados.

Se for possível, evite datas em maio, setembro, dezembro e janeiro! Esses são os meses mais populares e disputados. Só para você ter uma ideia, no mês de maio, as flores são mais caras e é praticamente impossível encontrar uma data disponível nas igrejas. Você pode dar sorte, ou agendar com muita, mas muita antecedência!

4. Combine a melhor data para a lua de mel

A melhor data de casamento também é aquela que está mais próxima da sua lua de mel. Então, se vocês desejam viajar para um lugar litorâneo, por exemplo, escolha uma data que esteja dentro do planejamento de vocês e nas estações mais quentes do destino!

5. Lembre-se dos convidados vips

Sabe aquela pessoa especial, que você faz questão que compareça no seu casamento? É bom confirmar com ela antes de dar a martelada final na data. Essa é uma coisa importante de se fazer, pois o seu casório pode coincidir com outros eventos e compromissos de certos convidados vips.

Então, evite possíveis conflitos e desencontros, e sonde com antecedência quando essas pessoas estarão disponíveis, no seu círculo familiar, de amigos e padrinhos. Seja prática com a data!

6. Reserve a data de casamento na igreja com antecedência

As igrejas ainda são os locais mais tradicionais e disputados para os casamentos. Se este for o seu caso, então é melhor já deixar reservada a data da sua cerimônia com bastante antecedência.

Além disso, converse com os responsáveis da igreja se a data não vai coincidir com nenhuma celebração religiosa, para que sua decoração não fique comprometida (alguns dias santos não permitem ornamentação, por exemplo, ou então determinam a cor certa, dentro do calendário litúrgico).

data de casamento, noivos, save the date, noiva, ensaios de casamento

Pense em todos os detalhes, inclusive na presença indispensável das pessoas que você ama.

7. Prepare um save the date criativo

Depois que você tiver escolhido com carinho a melhor data de casamento, é hora de investir em um ensaio – ou simplesmente em um pré-convite impresso ou virtual – de Save The Date. A prática, trazida dos casamentos do exterior, pede aos convidados, de maneira bem criativa, que reservem aquela data especial em seu calendário. Que tal aderir essa ideia?

Depois de todas essas dicas, você está mais confiante para escolher a sua data de casamento? Realize seu sonho em um dia realmente especial, que seja lembrado para sempre, não só por você e seu noivo, mas também por todos que vão comparecer e celebrar juntos com vocês! Aproveite também e já confira algumas ideias para os seus vídeos de casamento!



 

QUER RECEBER DICAS PARA O SEU CASAMENTO?

ASSINE GRATUITAMENTE  E RECEBA ASSESSORIA DE QUEM MAIS ENTENDE DE CASAMENTOS.

Ficamos feliz em fazer parte desse momento especial, obrigado

%d blogueiros gostam disto:
SiteLock