A noiva sempre foi e sempre será o grande destaque dos casamentos. Mas não é por isso que devemos menosprezar a roupa para noivo. Certo? Pode parecer que não, mas ela dá tanto trabalho para ser escolhida quanto o vestido de noiva.
A roupa para noivo gera muitas dúvidas porque atualmente os casamentos têm se desprendido de muitas tradições. Com a personalização tomando conta dos estilos, cada casamento fica mais diferente do outro e as opções e inspirações para os noivos vão aumentando.
Os noivos também sofrem para escolher seus trajes! Além de existir vários tipos de roupas, com certeza você ainda tem aquela dificuldade natural com o assunto. Não é verdade? O que diferencia um fraque de um smoking? O terno é simples demais? E por aí vai.
Mas não fique desesperado. Para te ajudar, explicamos melhor a diferença entre os principais modelos de roupa para noivo. Quer saber mais? Então, continue lendo!
Smoking ou Black-Tie
Um clássico americano, esse traje de noivo é utilizado em casamentos mais tradicionais. Aliás, esse é considerado o traje mais formal e é recomendado que os padrinhos sigam o mesmo estilo.
A composição conta com paletó, lapelas e cintas de cetim, camisa branca, calça e gravata borboleta. É um traje indicado, é claro, para os casamentos realizados à noite. A única diferença entre o smoking e o black-tie é que o primeiro é preto e o segundo e o segundo tem detalhes brancos.
Fraque
O fraque é pouco utilizado, mas vale falar dele também. Possui o paletó abotoado na cintura e a parte de trás mais comprida, como se fosse uma cauda. Brincadeiras à parte, ele lembra bastante um pinguim! É um modelo de traje de noivos que é muito usado nos casamentos diurnos ingleses, mas no Brasil é usado em cerimônias noturnas.
Essa roupa para noivo é composta pelo paletó de cauda longa, geralmente na cor preta, acompanhado pela calça risca-de-giz cinza. O colete e a camisa são brancos para o noivo e a gravata tradicional é no estilo plastron, em cores mais claras, ou até mesmo no estilo normal.
Assim como no caso do smoking ou black-tie, se o noivo usa fraque, o ideal é que os padrinhos também usem ou fraque ou meio-fraque, que é o próximo traje que iremos explicar. Vale ressaltar que esse é um modelo ideal para homens mais altos, devido à cauda longa!
Meio-fraque
O meio-fraque, na verdade, só existe no Brasil. Aqui nós sempre adaptamos as coisas ao nosso modo, não é mesmo? E o meio-fraque é justamente isso: uma adaptação do fraque para deixar o noivo ao mesmo tempo elegante e confortável, devido ao clima tropical local. Em outros lugares pelo mundo,