A noiva sempre foi e sempre será o grande destaque dos casamentos. Mas não é por isso que devemos menosprezar a roupa para noivo. Certo? Pode parecer que não, mas ela dá tanto trabalho para ser escolhida quanto o vestido de noiva.

A roupa para noivo gera muitas dúvidas porque atualmente os casamentos têm se desprendido de muitas tradições. Com a personalização tomando conta dos estilos, cada casamento fica mais diferente do outro e as opções e inspirações para os noivos vão aumentando.

roupa para noivo

Os noivos também sofrem para escolher seus trajes! Além de existir vários tipos de roupas, com certeza você ainda tem aquela dificuldade natural com o assunto. Não é verdade? O que diferencia um fraque de um smoking? O terno é simples demais? E por aí vai.

Mas não fique desesperado. Para te ajudar, explicamos melhor a diferença entre os principais modelos de roupa para noivo. Quer saber mais? Então, continue lendo!

Smoking ou Black-Tie

Um clássico americano, esse traje de noivo é utilizado em casamentos mais tradicionais. Aliás, esse é considerado o traje mais formal e é recomendado que os padrinhos sigam o mesmo estilo.

A composição conta com paletó, lapelas e cintas de cetim, camisa branca, calça e gravata borboleta. É um traje indicado, é claro, para os casamentos realizados à noite. A única diferença entre o smoking e o black-tie é que o primeiro é preto e o segundo e o segundo tem detalhes brancos.

roupa para noivo

 roupa para noivo

Fraque

O fraque é pouco utilizado, mas vale falar dele também. Possui o paletó abotoado na cintura e a parte de trás mais comprida, como se fosse uma cauda. Brincadeiras à parte, ele lembra bastante um pinguim! É um modelo de traje de noivos que é muito usado nos casamentos diurnos ingleses, mas no Brasil é usado em cerimônias noturnas.

Essa roupa para noivo é composta pelo paletó de cauda longa, geralmente na cor preta, acompanhado pela calça risca-de-giz cinza. O colete e a camisa são brancos para o noivo e a gravata tradicional é no estilo plastron, em cores mais claras, ou até mesmo no estilo normal.

Assim como no caso do smoking ou black-tie, se o noivo usa fraque, o ideal é que os padrinhos também usem ou fraque ou meio-fraque, que é o próximo traje que iremos explicar. Vale ressaltar que esse é um modelo ideal para homens mais altos, devido à cauda longa!

roupa para noivo

roupa para noivo

roupa para noivo

Meio-fraque

O meio-fraque, na verdade, só existe no Brasil. Aqui nós sempre adaptamos as coisas ao nosso modo, não é mesmo? E o meio-fraque é justamente isso: uma adaptação do fraque para deixar o noivo ao mesmo tempo elegante e confortável, devido ao clima tropical local. Em outros lugares pelo