Saiba como escolher o melhor traje para uma festa de casamento
Saiba como escolher o melhor traje para uma festa de casamento

A quantidade de assuntos a serem resolvidos quando se trata de uma festa de casamento é considerável, afinal, este é visto como “um grande dia” para diversas pessoas, e sem dúvidas realmente é. Nesse contexto, muitas dúvidas podem surgir, o que envolve os trajes utilizados devido a variedade notável.

Conforme será observado neste artigo, uma série de estilos podem ser adotados e é importante ter conhecimento para escolher com maior segurança, assim como indicar para as pessoas de forma adequada.

Além disso, o cuidado com cada detalhe é indispensável em muitos casos, principalmente ao se tratar da customização do espaço, em que até mesmo itens como guardanapos personalizados de papel estão presentes para atribuir um toque mais intimista.

Dessa forma, se pode dizer que a harmonia entre trajes, a estrutura e demais elementos que integram a ocasião é imprescindível.

Conheça os tipos de trajes

Quando se fala em casamento, é muito comum que ternos e vestidos sejam trajes empregados. Só que não existe somente um estilo de traje para seguir e, sem dúvidas, ter conhecimento sobre as opções disponíveis é de grande importância para escolher com maior segurança.

Esporte fino

Diferentes acessórios, maquiagem e vestidos ou saias com comprimento médio são alternativas viáveis para atender esse tipo de estilo. 

Já em relação aos homens, o mais comum é que o terno seja utilizado, porém, em relação a gravata, de acordo com o período do casamento, pode ser um item opcional.

Esporte

Nesse caso, peças mais casuais são exploradas, como a calça jeans, que é praticamente eliminada dos outros estilos apresentados no texto.

Ao se tratar de estilos como esporte, esporte fino e até mesmo social completo, podem ser comumente atendidos em casamentos em cartórios seguidos por comemorações, principalmente as duas primeiras alternativas.

É comum também que os noivos troquem de roupa de uma ocasião para outra, em especial, para um modelo mais sofisticado e menos formal para a comemoração após a cerimônia.

Social completo

O social completo é um dos mais adotados, principalmente em ocasiões convencionais e que atendem a sofisticação. Isso se deve ao fato de que os tecidos e acessórios entram em destaque.

Assim como na opção do esporte fino, o terno é adotado pelos homens, porém, a gravata deve ser utilizada independente do horário do casamento.

Black tie

Os vestidos longos são uma marca do estilo black tie, contando com elementos como rendas, bordados e pedrarias. 

Já em relação aos ternos, é muito comum que além das gravatas em formato borboleta, coletes também sejam utilizados.

Normalmente opções como essa também abrangem um espaço mais sofisticado, com marcenaria de luxo, arranjos, lustres, entre outros elementos que se alinham ao estilo.

Essas são as alternativas que mais se destacam ao se tratar da escolha de trajes para casamento, tanto para a definição do estilo a ser seguido pelos noivos quanto pelos convidados. 

Todavia, é indispensável citar que em alguns casos festas diferenciadas podem ser realizadas, como as opções temáticas, que geralmente exigem maiores especificações sobre a necessidade de fantasia ou algum acessório para atender o tema.

Como escolher o traje?

Como escolher o traje?
Como escolher o traje?

Normalmente os convidados de um casamento possuem uma liberdade maior na escolha de um traje, porém, é interessante que sempre exista atenção para evitar transtornos. 

Sem dúvidas, há uma série de fatores que exigem atenção ao escolher o traje, não só para os convidados, como também para noivos, padrinhos e madrinhas, tais como:

  • Estilo;
  • Horário;
  • Local;
  • Corte;
  • Cor;
  • Tecido.

Com o estilo do casamento definido, é possível acertar com maior facilidade na busca pelos modelos, sejam eles feitos sob medida, alugados ou adquiridos em lojas especializadas.

O horário e o local devem ser considerados devido ao fato de que, normalmente, casamentos de manhã e à tarde contam com peças mais leves, assim como um número menor de acessórios.

Ainda mais, a partir dessas informações é possível ter consciência das condições climáticas da região e uma maior base para escolha.

Por exemplo, em chácaras à noite há maiores chances, em alguns meses, de enfrentar temperaturas mais baixas.

Esse tipo de local e outros que também contam com áreas externas podem exigir serviços diferenciados e uma maior cautela com a vestimenta, em especial, devido a maior exposição às intempéries.

Em caso de chuva ou ventania, é importante que os responsáveis garantam a limpeza de cadeiras estofadas para não causar danos aos trajes.

Além desses aspectos, é válido citar que para casamentos noturnos os ternos escuros como o preto e o cinza são mais favoráveis, já para outros horários, opções mais sutis, como o cinza claro podem ser ideais.

Para as convidadas, é interessante se distanciar de tons próximos ao branco, uma vez que o foco dessa cor é justamente para o vestido da noiva. Na dúvida, é válido perguntar se há algum problema. 

Para os convidados que optam por comprar sua roupa, é interessante prezar por peças que possam ser utilizadas em outras ocasiões, o que potencializa o custo-benefício.

Ao se tratar de modelos masculinos, se pode notar em todos os estilos que a margem de erro é classificada como menor devido a adoção comum do terno e gravata.

No entanto, para garantir uma boa escolha, é preciso ter cautela com o corte do terno, principalmente em relação aos braços e ombros para que não seja maior ou menor que o necessário.

Em relação as cores, normalmente o noivo apresenta harmonia com a temática escolhida para a ocasião e especificações são passadas para os padrinhos, que podem ser totalmente diferenciadas ou uma variação da tonalidade.

Como o traje é indicado no convite?

Assim como o restante dos elementos que fazem parte do casamento, o convite exige atenção em cada detalhe e identificar a necessidade de colocar o tipo de traje também é interessante de acordo com a ocasião.

Afinal, é um dia de grande importância para todos, que requer uma série de cuidados, desde idas ao cabeleireiro, estúdio de maquiagem até massagista e clínica de depilação masculina.

Quando o casamento segue o tradicional, as especificações que normalmente são associadas as tonalidades podem ser tratadas diretamente com os padrinhos e madrinhas.

Isso se deve ao fato de que o estilo social é um dos mais adotados em casamentos e um dos primeiros a serem abordados quando se fala em vestimenta. 

Caso contrário, é comum que existam dúvidas de como e onde realizar essas indicações. Afinal, a estética tem um grande impacto para os convites e ainda mais, se deve prezar pela organização e fácil leitura das informações.

Uma alternativa muito tradicional é posicionar a indicação de vestimenta no rodapé do convite, com uma fonte que tenha harmonia com o restante e seja sutil.

Para quem deseja apostar em algo diferenciado e não colocar no convite, diversas opções podem ser exploradas, como um pequeno cartão personalizado que complementa o convite. 

É válido apontar que seja social ou não, a escolha de indicar no convite ou em um site deve ser analisada com cautela para evitar qualquer tipo de desconforto.

Dicas para uma festa de sucesso

Dicas para uma festa de sucesso
Dicas para uma festa de sucesso

Um ponto interessante a ser citado é que a prestatividade faz toda a diferença em um dia especial como este., por exemplo, caso haja alguém com condições especiais referente ao deslocamento, é interessante buscar por serviços e adaptação veicular para cadeirantes.

Afinal, é importante prezar pela presença de todos os convidados e por esse motivo, em meio às várias questões a serem resolvidas para o casamento, os noivos contam com muita ajuda e em alguns casos buscam até mesmo profissionais para a organização.

É válido citar que a cautela com a estrutura também deve existir, principalmente para assegurar que seja compatível com o tipo de casamento, o que envolve número de pessoas, locação de caixa de som, atrações, decoração, entre outros fatores relevantes.

Naturalmente, são medidas que requerem um bom planejamento e por essa razão, dependendo do tamanho do evento, é interessante estipular períodos adequados para resolver cada questão.

Por exemplo, ao buscar pelo local, caso a distribuição de energia não seja muito boa, é válido procurar por um gerador para alugar. Sem dúvidas, o mesmo se enquadra ao falar de outros recursos que são indispensáveis para a ocasião.

Todavia, em algumas situações o lugar pode dispor de uma estrutura mais completa e diferentes pacotes de acordo com as áreas e elementos disponibilizados.

Sem dúvidas, é algo que envolve itens como com iluminação, área de serviço completa e, até mesmo, piscina. e o controle de acesso linear, que garante somente a entrada de convidados.

Já no caso do traje, sem dúvidas, não apenas no caso dos noivos, mas padrinhos e convidados, é interessante que ao existir especificação, que seja expressa o mais rápido possível e de preferência, com indicações de locais para obter ou alugar.

Vale ainda destacar que ao estabelecer um estilo, deve-se pensar na ocasião como um todo, inclusive no bem estar tanto na escolha da vestimenta dos noivos quanto dos convidados para que o momento seja aproveitado ao máximo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog