Saiba como organizar uma festa de debutante inesquecível

A organização de uma festa de debutante, independente do porte ou tema, pode se tornar um verdadeiro caos sem o planejamento adequado. Por essa razão, para que o evento seja inesquecível, é importante buscar por dicas e um suporte adequado.

Hoje em dia essa comemoração pode ser organizada das formas mais variadas, uma vez que algumas aniversariantes optam por diferenciar algumas características da festa de debutante convencional.

Trata-se de um momento de grande importância para a debutante, em que agradá-la é uma das características das práticas realizadas. 

Naturalmente, os cuidados para um dia especial podem começar antes, como por exemplo, com massagens relaxante nas pernas, contratação de maquiadora e cabelereira, entre outras possibilidades.

A alternativa convencional é marcada essencialmente por três partes e ter conhecimento de cada uma é importante para uma melhor orientação ao organizar: recepção, apresentação e baile.

Recepção

Neste momento a organização fica evidente, assim como o estilo estipulado para o evento. Cada convidado é recebido e orientado até a mesa para que a apresentação da debutante seja aguardada.

Durante esse período, é interessante investir em músicas compatíveis com a preferência da aniversariante e estilo da festa, assim como um jantar ou alternativas mais leves, como um coquetel para que as pessoas tenham desde o início uma experiência agradável.

É válido citar que antes de conduzir os convidados para as mesas, na área de recepção é interessante destinar um espaço para iniciar os registros da ocasião. 

Sendo assim, cada parte do trajeto deve receber uma atenção especial, desde detalhes da instalação elétrica externa até questões mais avançadas da decoração.

Apresentação

Após a refeição, normalmente ocorre uma abertura realizada por uma profissional contratada abordando o significado da ocasião para a debutante e sua família ou qualquer outra apresentação que os anfitriões escolham.

A família é posicionada em lugares especiais, que são previamente estabelecidos. Em sequência, quinze casais selecionados entre os amigos da anfitriã constituem um túnel para que ela atravesse.

Normalmente o local para a realização da festa conta com escadas, por onde a aniversariante desce em sua entrada. A construção de mezanino é muito comum em espaços para eventos, seja pela ampliação ou para apostar na versatilidade.

De qualquer forma, após a descida e passagem pelo túnel, uma pessoa selecionada pela aniversariante a recepciona e, em seguida, ocorrem momentos muito tradicionais, que é a entrega de uma joia e a troca do sapato, sendo nesse segundo caso normalmente a troca de uma opção de salto baixo por um de salto alto.

Caso seja escolhido pela homenageada trocar de roupa, enquanto isso ocorre uma retrospectiva de sua vida é passada, para que em seguida, as valsas sejam realizadas.

Baile

O mais comum é que o corte do bolo e naturalmente, o parabéns, sejam realizados antes do baile, que corresponde a um dos maiores momentos de descontração, onde as pessoas podem aproveitar a pista de dança e os alimentos podem ser servidos novamente.

Devido a todos esses momentos, é interessante ter cautela com o tipo de infraestrutura do local, por exemplo, a falta ou falhas de energia podem comprometer totalmente o evento, o que torna favorável alternativas como o aluguel de gerador de energia de acordo com o porte da ocasião.

Cuidados com a decoração

Cuidados com a decoração

Sem dúvidas, a decoração é uma das questões de maior impacto ao falar de uma festa de debutante. Afinal, é comum que os itens decorativos sejam os primeiros a serem notados ao entrar em uma festa.

Normalmente, quando há preferência por um tema existe uma maior facilidade para selecionar as tonalidades, que em diversas ocasiões são atreladas aos mais variados itens, como:

  • Flores;
  • Tapetes;
  • Balões;
  • Louças;
  • Forros de mesa.

É preciso garantir a harmonia com o local, pois os elementos que não podem ser totalmente alterados devem manter a harmonia, o que tem relação com itens como revestimentos, distribuição de energia e outros fatores estruturais.

Salões com tons neutros ou que podem ser customizados, geralmente são os mais apropriadas para apresentar tantas dificuldades ao apostar em cores mais fortes como vermelho, verde, amarelo e laranja para os balões, flores e demais itens.

As exigências voltadas para a decoração normalmente são maiores em palcos, sala de recepção, mesas de doces e pista de dança. 

O ideal é dosar os itens personalizados e equilíbrio das cores, por exemplo, na mesa de doces diversas opções podem ser temáticas e de preferência, com plaquinhas para que os convidados não tenham dúvidas na hora de selecionar.

As distinções entre os tipos de festa

Anteriormente foram relatadas orientações e a essência de uma comemoração de debutante tradicional, porém, é interessante ter conhecimento de quais são os principais itens que devem integrar a organização em diferentes casos.

Tradicional

Como dito anteriormente, é muito comum que tenha trocas de roupas ao longo da festa e, nesse caso, é preciso combinar com a aniversariante e providenciar os modelos adequados para cada momento, sendo o da valsa um dos que exigem maior sofisticação.

Ainda mais, é preciso providenciar o sapato que fará parte da troca, a joia que será entregue e organizar quem fará parte das valsas, sendo que na maioria das vezes são membros da família e um parceiro escolhido como “príncipe”.

Balada

Existe a alternativa de alinhar a balada com outros estilos. Neste momento de descontração, o jogo de luzes neon, as músicas, e outros artefatos podem ajudar a garantir o melhor clima e diversão para a debutante e seus convidados.

Um dos itens que devem ser garantidos, especialmente com uma estrutura de qualidade para suportar o número de convidados e o conforto, é a pista de dança.

Nesse caso, os itens complementares, como caixas de som, luzes e até mesmo um projetor para a transmissão de retrospectiva e/ou clipes, podem ser encontrados em pacotes do DJ ou alugados separadamente.

Outros serviços e produtos podem ser alinhados entre a família de acordo com a preferência da aniversariante, por exemplo, óculos coloridos, plumas, pulseiras em neon e apitos.

Temática

A escolha de festas a fantasia também é muito comum, em que a caracterização é notificada para os convidados e naturalmente, atribuída a cada espaço do local com muita cautela.

Existe a alternativa de que os convidados usem roupas e enfeites distribuídos na festa ou aluguem uma fantasia. Seja qualquer uma destas opções, é sempre importante que todos saibam antecipadamente.

Nesse caso, apostar na cenografia pode ser favorável para garantir elementos lúdicos que tornem a experiência ainda mais especial para cada pessoa presente.

Como garantir uma boa estrutura e estética?

Como garantir uma boa estrutura e estética?

Uma grande dica é apostar em arranjos com flores com tonalidades que atendam o tipo de festa, principalmente próximos ao bolo, que pode estar em uma mesa juntamente aos doces ou em separado para ganhar um maior destaque.

Caso as mesas já tenham artigos personalizados, como os copos e guardanapos, itens como o saquinho para talher podem contar com uma customização mais sutil.

Ainda mais, a separação das áreas deve ser feita com muito cuidado, uma vez que é interessante que espaços sejam destinados especificamente para dança, jovens, descanso, alimentação e demais situações.

É uma forma de assegurar o conforto de cada pessoa presente. Basta imaginar o quanto seria desagradável o espaço direcionado para dança próximo às mesas.

Dessa maneira, haveria um grande potencial para acidentes e dificuldade para interação entre os convidados que preferem apenas conversar nas mesas.

Em outras áreas, naturalmente, a funcionalidade deve ser alinhada com a personalização, como no lavabo de banheiro. Afinal, há espaços onde o foco é a utilidade, porém, para quem deseja cuidar de cada detalhe, apostar em um arranjo ou iluminação diferenciada, pode ser o suficiente.

Além dos fatores apontados, é válido citar que há possibilidade de contratar uma assessoria especializada em festa de debutante e, naturalmente, o contrato deve ser realizado alguns meses antes da ocasião, por exemplo, quatro meses.

Assim como o contrato de qualquer tipo de atividade, é imprescindível ter conhecimento de trabalhos anteriores, buscar por opiniões de clientes e garantir um contrato que tenha clareza.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.