O casamento é um evento importante e carregado de tradições. Além disso, ainda podemos dizer que ele vem carregado de costumes, crenças e pede comportamentos sociais adequados ao propósito da cerimônia. Esses detalhes foram transmitidos durante inúmeras gerações e, ainda hoje, muitos deles se mantém vivos — alguns um pouco modernizados, mas ainda presentes.

Muita gente se pergunta, por exemplo, qual é o significado da chuva de arroz no final da cerimônia de casamento. Você também tem essa dúvida? No geral, dizem que é para desejar fartura. Mas as lendas contam muito mais do que isso. Vamos descobrir um pouco mais sobre essa tradição?

significado da chuva de arroz

Lenda sobre o significado da chuva de arroz

Uma das lendas que mais ganharam destaque nos casamentos é a famosa chuva de arroz. Mas muitos se pergunta o porquê de os convidados jogarem os grãos nos noivos, logo após a cerimônia. O que acontece é que, como as culturas sempre se baseiam em magia, lendas e mitos, com o momento do matrimônio não seria diferente.

O foco principal desta tradição está na abundância e fertilidade. No caso do arroz, ele é considerado símbolo dessas duas virtudes, e significa boa sorte para o casal em sua nova etapa de vida. Além disso, a prática de se jogar arroz nos noivos ainda esta vinculada ao crescimento familiar. Existem indícios de que essa é uma prática oriental, mas a Europa e as Américas adotaram muito bem a chuva de arroz em suas cerimônias.

significado da chuva de arroz

A história nos mostra que, antigamente, os grãos jogados não precisavam se de arroz, necessariamente. Para desejar ao casal prosperidade, abundância e fertilidade, as culturas antigas utilizavam outros tipos de alimentos. Na Roma Antiga, por exemplo, as mulheres tinham o costume de colocar espigas de milho em suas tranças e, na hora do bolo, os homens partiam as fatias sobre as cabeças de suas esposas. Interessante, não? Depois de oferecer o bolo aos convidados, eles arremessavam nozes, amêndoas e outros frutos secos sobre os noivos, para dar boa sorte ao casal.

Alternativas modernas para a chuva de arroz

O casamento moderno ainda mantém muitas tradições, mas faz suas adaptações e releituras. No caso da chuva de arroz, muitos noivos preferem optar por alternativas como pétalas de rosas e outras flores. Além disso, também já foram experimentadas outras opções: bolhas de sabão, fitas, papel picado, toque de pequenos sinos, e por aí vai. Isso evita o desperdício de arroz e o incômodo gerado pelos grãos nos trajes do casal. Outra ideia divertida que tem sido muito usada é o uso de velas pirotécnicas.

significado da chuva de arroz

Você gostou de saber um pouco mais sobre o significado da chuva de arroz? Nós também! E, para que você não pare por aqui, veja também outras tradições interessantes que não podem faltar em um casamento militar!