Como já falamos por aqui, a história das festas de 15 anos teve uma origem europeia, com direito a muito requinte e, é claro, exuberância. Mas, apesar de muita coisa ter mudado de lá para cá, os bailes, mesmo que modernizados, ainda apresentam algumas tradições de debutantes que não deixaram de ser seguidas, inclusive aqui no Brasil.

Com certeza, você já deve ter ouvido falar em praticamente todas essas “cerimônias” e, provavelmente, quer colocá-las em prática no seu aniversário. Então, saiba um pouco mais sobre as principais tradições que não saíram de moda e prepare-se para cada uma delas. Vamos lá?

1. A dança da valsa

A valsa foi uma das tradições mantidas da época em que os bailes eram realizados na Europa Antiga. O ritmo que encanta e emociona gerações, hoje ainda permanece como momento especial nas festas de 15 anos. Geralmente, a dança acontece com o pai da debutante e, logo após, ele a presenteia com uma joia, por exemplo.

Apesar de esses detalhes terem sido mantidos, hoje consideramos o momento da valsa a abertura da pista de dança — que é extremamente empolgante! A aniversariante também pode preparar uma dança a parte, bem divertida, tanto com as amigas quanto sozinha.

tradições de debutantes

2. Entrada de quinze casais

As debutantes gostam de envolver as amigas nos preparativos da festa e, nada melhor do que convidá-las para serem as damas acompanhantes do baile! Geralmente, são 15 meninas que também podem ser acompanhadas por 15 garotos.

Eles têm a missão de entrar antes da aniversariante, formando um corredor que pode ser feito de maneira criativa, de acordo com a temática da festa. Pode parecer uma prática recente, mas a entrada dos quinze casais também é bastante tradicional!

3. A troca do sapato

Outra coisa interessante de se fazer é a troca do sapato. Você sabe do que se trata? Parece ter saído dos contos de fadas essa história de colocar o sapatinho de cristal, mas há uma tradição de colocar o salto nos pés da debutante, como numa espécie de troca da infância pela juventude.

Afinal, antigamente as crianças não podiam usar sapatos altos. Hoje em dia não funciona assim mais, mas a cerimônia é representativa e fica bem bonita… O  lado bom é que, na hora de aproveitar a pista de dança, você pode voltar para um calçado mais confortável!

tradições de debutantes

4. Passagem ou troca da boneca

Mais uma forma representativa de homenagear a nova fase na vida da aniversariante é a passagem da boneca. A prática, também tradicional, ainda é feita por algumas debutantes, que trocam sua boneca por um buquê de rosas, por exemplo. A atitude representa a infância que fica para trás e o início da vida adulta — assim como no caso da troca dos sapatos.

O ritual de passagem pode ser feito de inúmeras formas, mas uma das mais legais é vestir a boneca com o mesmo modelo de vestido da debutante. Fica bem criativo! A troca é realizada antes da valsa e, no caso, uma menina mais nova, entre os 5 a 7 anos, é quem caminha em direção da debutante e faz a troca da boneca pelas flores.

E aí, você se interessa por alguma dessas tradições de debutantes? Está pensando em fazer algum desses rituais em sua festa de 15 anos? Nós queremos saber! Que tal contar para nós aqui nos comentários?

 


 

 


 

QUER RECEBER DICAS PARA O SEU CASAMENTO?

ASSINE GRATUITAMENTE  E RECEBA ASSESSORIA DE QUEM MAIS ENTENDE DE CASAMENTOS.

Ficamos feliz em fazer parte desse momento especial, obrigado

%d blogueiros gostam disto:
SiteLock