Hoje é totalmente natural planejar um casamento durante a gravidez. Pode até ser um desafio — já que deve-se pensar nos preparativos da celebração e também da chegada do bebê — mas a verdade é que a situação torna tudo mais emocionante! Para as noivas, o único problema disso tudo pode estar centrado em uma coisa: o vestido de noiva para grávidas.

Não existem regras ou um tipo certo de vestido para a mulher que está grávida. Cada noiva tem seu biotipo e o momento da gestação também influencia bastante. O que podemos dizer é que algumas dicas simples podem servir de guia na hora de escolher o modelo ideal para o grande dia. Veja, logo adiante, quais são elas!

vestido de noiva para grávidas

Tecidos e modelos mais fluídos para garantir conforto.

1. Leve em consideração o estágio da sua gravidez

Antes de mais nada, é importante considerar em qual estágio da gravidez você vai estar no dia do casamento, para escolher o vestido de acordo com o formato do seu corpo. Para que fique mais simples, separamos essas dicas em três etapas:

Primeiro trimestre

Aqui, a barriga ainda não está muito aparente, e a sua silhueta ainda vai estar mais natural. Então, a preocupação com o vestido ideal não precisa ser tão grande. É possível, inclusive, usar até modelos mais estruturados, que marquem a cintura, por exemplo.

vestido de noiva para grávidas

Vestidos mais naturais para os primeiros meses de gestação.

Segundo trimestre

Neste momento da gestação, já temos uma barriga mais evidente. Então, a possibilidade de escondê-la já não vai ficar tão legal. Na verdade, você deve fazer o contrário: valorizar o seu formato! Você pode trabalhar um corte acima da cintura, de forma que haja um caimento mais natural da saia a partir da barriga, deixando o busto mais justo.

Além disso, outra ideia é apostar em trajes de noiva que possuam duas ou mais peças. Podem ser croppeds com saias, por exemplo, o que deixam um ar não só natural, como também sofisticado e diferenciado. Outro truque também pode ser a valorização do colo e do busto, para definir a silhueta, ou até mesmo as costas mais trabalhadas.

Terceiro trimestre

Na reta final da gravidez, já é um momento mais desafiador para se escolher o vestido de noiva ideal. Mas, apesar do cuidado um pouco maior, existem soluções. Você tem a opção de trabalhar um recorte logo abaixo do busto, para causar um encaixe mais bonito e deixar a proporção da saia mais alongada. O cuidado com a bainha, nesse caso, é também essencial, uma vez que a barriga empina o comprimento da frente do vestido.

vestido de noiva para grávidas

Nossa cliente linda! Créditos da foto: Make Bela

2. Tenha cuidado com a escolha do tecido

Outra dica importante tem a ver com a escolha do tecido para o vestido. A melhor opção sempre vai ser modelos com tecidos mais leves — como é o caso do musseline ou do tule de seda, da renda e do chiffon, por exemplo. Os tecidos mais duros e pesados, além de marcar mais a barriga, podem ser também desconfortáveis, o que não é nem um pouco interessante.

3. Fique atenta nos detalhes do vestido de noiva para grávidas

Para a escolha do modelo ideal, é importante que você fique atenta aos detalhes do vestido. Eles podem acabar com o encanto do seu look de noiva! Como você estará grávida, a sua barriga, de alguma forma, já vai chamar a atenção. Logo, o abuso de detalhes no vestido pode deixar o visual too much.

vestido de noiva para grávidas

Menos detalhes no vestido para valorizar a barriga e a silhueta.

Evite os plissados, por exemplo, uma vez que aumentam a silhueta, assim como muitos bordados e pedrarias na parte do busto, cintura e braços. Esses tipos de detalhes podem vir mais na barra do vestido, ou nas costas, para desviar um pouco o foco.

4. Preze sempre pelo conforto

Como já deu para notar, acima de qualquer escolha, o que deve vir em primeiro lugar para uma noiva grávida é o conforto. Então, opte por algo que te mantenha bem para que você possa aproveitar cada segundo do seu casamento. Tente valorizar mais os vestidos que sustentem melhor os seios e que te tragam mais segurança, por exemplo, além de se pensar em sapatos de noiva mais confortáveis, sem saltos finos demais!

5. Pense nos ajustes finais do vestido

A gestação é um processo lento, e o seu corpo vai mudando de acordo com as semanas. Por isso mesmo é importante realizar as provas do vestido com bastante atenção, uma vez que, mais perto do casamento, talvez sejam necessários alguns ajustes.

vestido de noiva para grávidas